terça-feira, 20 de março de 2012

Olá professores,

Está disponível no LIE o mais novo box de dvds, da BBC, intitulado VIDA(LIFE).

VIDA é um documentário sobre a natureza. A série apresenta uma visão global sobre as estratégias especializadas e os comportamentos extremos que os seres vivos desenvolveram para garantir sua sobrevivência, o que Charles Darwin chamava de "a luta pela existência". Produzida ao longo de quatro anos, a série foi totalmente filmada em alta definição.

Lançado em 2009, documentário épico da BBC, com um estilo cinematográfico, um senso de lugar que lhe envolve emocionalmente, tudo capturado pelos fotógrafos da vida selvagem com o auxílio dos fotógrafos sofisticadas técnicas de filmagem.

VIDA tem um elenco repleto de "estrelas" e "personagens" da vida selvagem, filmado em todos os continentes e em todos os habitats, cada um com um drama diferente, episódios inteiramente dedicados aos grupos de animais selvagens do planeta, e um episódio sobre as plantas.


quinta-feira, 15 de março de 2012

Modelo de Iceberg

O que você precisa:


1 copo descartável de plástico

Metade de uma garrafa de plástico

Água

Corante de alimento (opcional)

Congelador


O que fazer:

Coloque um copo descartável de plástico com água até pouco mais que a metade no congelador e aguarde até que se forme o gelo. Isso pode levar algumas horas, depende de quanta água usar. Se quiser, pode colorir seu gelo colocando 2-3 gotas de corante de alimento na água, antes de levá-la ao congelador.
Depois que se formou um bloco de gelo, coloque água na garrafa de plástico e teste seu iceberg. Para tirá-lo do copo, é simples: basta apertar o fundo que ele se solta do copo.
Coloque seu mini-iceberg na água e observe bem, pela lateral da garrafa cortada, quanto dele está dentro da água e quanto está fora. Por que será que ele não afunda? Por que você acha que seu iceberg ficou com essa parte submersa?

O que está acontecendo?

Você viu que a maior parte de seu mini-iceberg está dentro da água? Só uma pequena parte fica exposta acima do nível da água. O mesmo acontece com os icebergs de verdade: o que se vê acima do nível do mar é apenas uma pequena parte de um imenso bloco de gelo que está flutuando no mar.

Isso acontece porque a água expande em baixas temperaturas, ocupando um volume maior que o que ocupava. Como vimos antes, na experiência "O ovo que afunda e o ovo que flutua", densidade é a relação entre massa e volume.

Como a água expande ao congelar mas sua massa é a mesma que antes de congelar, podemos concluir que o gelo tem menor densidade que a água líquida. Na verdade, se você fizer algumas contas, pode ver o quanto do iceberg está submerso.

A densidade de um material pode ser dada em "gramas por centímetros cúbicos" (ou g/cm3), ou seja, uma unidade de massa (gramas) dividida por uma unidade de volume (centímetros cúbicos). No caso da água pura e do gelo, temos:


Água: 1 g/cm3 Gelo: 0,9 g/cm3


O gelo "bóia" na água, não afunda, mas como suas densidades são parecidas, o gelo não fica acima da superfície da água.

No mar, tudo vai ser bem parecido. A densidade da água do mar é maior que a densidade da água pura:

Água do mar: 1,025 g/cm3


Se fizermos uma continha simples, dividindo a densidade do gelo pela densidade da água do mar, podemos chegar numa relação de 7/8. Ou seja, se o iceberg fosse dividido em 8 partes iguais, 7 partes estão submersas e 1 parte está do lado de fora.

Para entender isso, fiz o modelinho de um iceberg que está mostrado abaixo. Ele não apresenta a forma de um iceberg real, mas mostra o quanto estaria para dentro e para fora da água se tivesse essa forma cilíndrica.



FONTE: http://www2.bioqmed.ufrj.br/ciencia/MiniIceberg.htm