terça-feira, 15 de maio de 2012


Olá professores!!!

Fonte-Livro: 50 coisas simples que as crianças podem fazer para salvas o mundo. Editora José Olympio,2007.


Em seu próprio quintal


Adivinhe:
O que um pé de hibisco vermelho atrairá para o seu quintal?
A) Criaturas de espaço  B) Borboletas  C) Ursos pardos



Onde vivem os animais silvestres? Na selva? Sim.
Na floresta? Hum-hum. No deserto? Pode apostar.
Mas adivinhe só – eles também vivem nas cidades, nos subúrbios, em quintais.
Animais silvestres? Sim!
Esquilos, pássaros, borboletas e uma grande quantidade de outras criaturas vivem perto das pessoas. Todos fazem parte da Terra selvagem e maravilhosa. E você Pode ajudá-los.












Você sabia?
·         Plantar flores, árvores ou arbustos é um ótimo modo de proporcionar alimento abrigo aos animais em seu próprio quintal.
·         Por exemplo: você pode atrair as borboletas com flores de cores bem vivas.
·         Os beija-flores adoram as flores vermelhas.
·         Os morcegos e as mariposas adoram as flores brancas e de cheiro adocicado.
·         Algumas flores chamadas sazonais são uma enorme atração para os pássaros. Por quê? Porque tem muitas sementes... e você sabe como os pássaros gostam de sementes! Os girassóis, zínias e os ásteres são flores sazonais.

O que você pode fazer

·         Projete e plante um jardim – ou um peitoril de janela – cheio de flores, que atrairão animais para o seu quintal.
·         Comece uma pilha de galhos (arbustos, ramos etc.) para os pequenos animais usarem como abrigo. É mais provável que os animais o visitem, se souberem que podem se esconder quando for preciso.
·         Entre em contato com uma loja de plantas ou florália perto de você, para descobrir quais as plantas que proporcionarão alimento e boa cobertura para os animais silvestres que você quer ter como vizinhos.

Veja por si mesmo
·         A reserva biológica de poço das antas faz um trabalho sobre a vida dos animais silvestres.
Escreva para: Caixa postal 49, silva Jardim, CEP 28820, RJ.


Boa tarde Professores!!!

Fonte-Livro: 50 coisas simples que as crianças podem fazer para salvas o mundo. Editora José Olympio,2007.

Seja um detetive do vazamento de água

Adivinhe:
Se um vazamento de torneira enche uma xícara de café em 10minutos, qual a quantidade de água que desperdiçara em um ano?
O suficiente para:
A) Um copo d’água  B) Um banho  C) 52 banhos



Chamando todas as crianças! Chamando todas as crianças!
Fiquem à espreita de vazamentos de água escondidos em suas casas. Os esconderijos secretos incluem: atrás da parede, nas torneiras, nos banheiros... e até mesmo do lado de fora, na ponta de uma mangueira de regar o jardim.
A sua missão como detetive do vazamento de água é descobrir os vazamentos ocultos... e ajudar a detê-los!





                                                                                                                        


Você sabia?
·         Até mesmo um pequeno vazamento pode desperdiçar uma grande quantidade de água. Por exemplo, um vazamento que enche uma xícara de café em 10 minutos desperdiçará quase 12 mil litros de água por ano.
·         Que quantidade de água é essa? Você precisaria beber 65 copos de água por dia durante um ano para consumir toda essa água!
·         20% dos vasos sanitários das casas norte-americanas têm vazamentos nesse exato momento e no Brasil se eleva para 70%... Em geral, as pessoas nem sabem disso.
·         Em um ano, um vazamento no vaso sanitário é capaz de desperdiçar mais de 83 litros de água. É o suficiente par se tomar três banhos por dia!

O que você pode fazer
Seja um detetive do vazamento de água. Veja como:
·         Primeiro peça a seus pais que lhe ensine a fazer a leitura do hidrômetro. Se houver um hidrômetro em sua casa, é provável que ele esteja situado em um canto do porão, no lado de fora da parede de sua casa, ou próxima a rua, dentro de uma “casinha” de cimento ou de metal.
·         Escolha depois um momento em que todos estarão fora de casa, e ninguém estará usando água, por exemplo, quando a família inteira sair para fazer compras ou de ir ao cinema.
·         Antes de sair, faça a leitura do hidrômetro e anote a sua marcação. Depois, quando voltar para casa, faça outra leitura. Se houver uma mudança nos números, é provável que tenha descoberto um vazamento! Conte a seus pais o que descobriu.

Outra maneira de ser um detetive do vazamento:
Inspecione o vaso sanitário.
·         Peça a um adulto para tirar a tampa do reservatório de água do vaso sanitário de sua casa. Em seguida coloque cerca de 12 gotas de anilina vermelha ou azul no reservatório.
·         Espere por 15 minutos. Vigie o vaso para que ninguém o use durante a espera. Isso é importante.
·         Agora de uma olhada no vaso. Se ali houver água colorida, você descobriu um vazamento!




Boa tarde professores!!!
Uma nova atividade para você desenvolver com seus alunos, essa atividade está relacionada com o tema FUNGOS.



Terrário de mofo





Do que eu preciso?
  • Um recipiente limpo com tampa. (Grandes jarras de vidro e recipientes plásticos limpos são ótimos, mas você terá que jogar fora o recipiente quando tiver acabado; então, pergunte a um adulto o quê você pode usar)
  • Fita Adesiva
  • Água
  • Algumas sobras de comida como pão, fruta (como laranjas, limões ou uvas), vegetais (como brócolis, abobrinha e pimentão), queijo, biscoitos ou bolo.


1Pegue 4 ou 5 tipos diferentes de sobras de comida. Se a comida for pequena, uma uva ou uma parte de uma laranja, use-a inteira. Corte comidas maiores como pão ou queijo em pedaços de 2,5 cm.
2Mergulhe cada fatia de comida em um pouco de água e coloque dentro do seu recipiente. Se você utilizar uma jarra grande, coloque a comida na lateral da jarra. Tente espalhar os pedaços de modo que eles fiquem próximos uns dos outros, mas não empilhados.
3Tampe o recipiente. Passe a fita em volta da tampa para selá-la.
4Ponha o recipiente em um lugar onde você saiba que ninguém irá derrubá-lo ou jogar fora. Você pode querer etiquetá-lo como “Terrário de Mofo”.
5Todos os dias, olhe a comida no Terrário de Mofo. Nos primeiros 2 ou 3 dias, você provavelmente não verá muita coisa. Mas logo você deve ver os fungos crescendo em algumas partes da comida.
6Após mais alguns dias, parte da comida do terrário pode começar a apodrecer e parecer realmente nojenta. Você pode observar como o fungo se espalha e como as coisas apodrecem por aproximadamente 2 semanas. Depois disso, vai ficar sem graça, porque nada mais irá acontecer.



Isto é Importante!
NÃO USE nada que contenha carne ou peixe – após alguns dias, isso irá começar a cheirar muito, muito mal.
Quando você terminar com o seu Terrário de Mofo, jogue-o no lixo. Não reutilize o recipiente. Não abra sequer a tampa! Mofo não é bom para algumas pessoas cheirarem ou respirarem



Algumas coisas para você observar no seu Terrário de mofo:
·         O que está acontecendo?
·         O que é o mofo?
·         Esse mofo tem alguma importância para nós e ao ambiente onde estão?
·         Por que o mofo em diferentes alimentos parece diferente?
·         Em qual comida começou a aparecer mofo, primeiro?
·         De que cor é o mofo? Quantas cores diferentes você vê?
·         Qual a textura do mofo: lisa, peluda ou áspera?
·         Tudo no seu Terrário de Mofo fica com mofo?
·         O mofo se espalha de um pedaço de comida para outro?
·         Tipos diferentes de mofo crescem em tipos diferentes de comida?
·         Por que alguns alimentos não mofam?

Curiosidade
http://www2.bioqmed.ufrj.br/ciencia/mold.h3.gif
Quando a maioria das comidas fica com mofo, significa que elas não mais estão boas para comer. Mas alguns queijos são comidos apenas quando eles se tornam mofados. O sabor do queijo gorgonzola é proveniente das veias de mofos azul esverdeados. Quando o queijo azul é formado dentro de uma roda, são feitos buracos através deles com pinos finos. O ar entra nesses buracos e um tipo muito especial de mofo cresce enquanto o queijo matura.