segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Água-viva na garrafa!



Que tal "prender" uma água-viva numa garrafa?
Para essa experiência super simples e linda, você vai precisar de:
– um plástico transparente (daqueles de embalar fruta no supermercado)
– barbante ou linha
– garrafinha de plástico
– água
– corante (para quem não tem em casa, pingue algumas gotas do filtro da canetinha da cor de sua escolha: basta tirar o fundo da canetinha para encontrá-lo).
Primeiro, faça a “cabeça” da água viva amarrando com uma linha ou barbante o centro do seu saco plástico. Depois, corte “tentáculos” cortando tiras no plástico, como nas fotos a seguir:
jellyfish2
Em seguida, ponha um pouco de água na “cabeça”, deixando um pouco de ar para que sua água-viva possa se movimentar na água. Encha a garrafa de água, use o corante de sua escolha, e coloque a água-viva dentro da garrafa.
DICA: Para garantir que a garrafa não se abra, passe uma fita adesiva em volta da tampinha!
101106_jellyfish4 (3)
Tampe a garrafa e voilá!Sem títulojellly3

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

A Importância da Reciclagem

Reciclagem é a atividade de recuperação e revalorização da matéria-prima descartada, que se transforma em um novo produto, retornando ao ciclo de produção.

reciclagem
Organizada e respeitada, a reciclagem tem tudo para ser uma gigante geradora de renda para o Brasil
O símbolo da reciclagem é formado por três setas, fazendo referência a um ciclo: a primeira seta representa a indústria, que fabrica um produto; a segunda faz menção ao consumidor, que consome este produto; a terceira seta representa o retorno do produto ao ciclo produtivo, revalorizado por meio da reciclagem.
A reciclagem é uma atividade econômica com muitos benefícios ambientais, mas para que ocorra com eficiência, é necessário que três etapas aconteçam:
Recuperação
As embalagens e resíduos que descartamos todos os dias precisam de um destino correto para que sejam tratados como matéria-prima na fabricação de novos produtos. É fundamental separar os resíduos sólidos dos orgânicos e dos sanitários. Dessa forma, os recicláveis não são contaminados e têm mais valor, viabilizando e barateando a reciclagem.
Pense um pouco: compramos, usamos e descartamos continuamente. Precisamos ter responsabilidade sobre os produtos que adquirimos e principalmente sobre o destino que damos a eles, para que retornem a esse nosso ciclo infinito de consumo.
Muitos recicladores são forçados a dispensar resíduos pós-consumo contaminados, dando preferência aos resíduos pós-industriais, porque estes não foram contaminados em um descarte incorreto, portanto aptos a ser reciclados, se transformando em um produto de qualidade.
Destinando corretamente para a coleta seletiva, todo o trabalho posterior é facilitado, pois a matéria-prima reciclável ainda precisa ser separada por tipo, por cor e por todos os critérios válidos para se manter a mais próxima possível da original. Após a triagem, os recicláveis ainda precisam ser prensados e enfardados para ocupar menos espaço e para que possam ser transportados.
Revalorização
Garrafas de plástico são moídas, voltando a ser grãos como a matéria-prima original do plástico. Papéis são triturados e misturados com água até se parecerem com pasta de celulose. Metais e vidros são derretidos, ficando prontos para fundição. A revalorização pode ser feita de muitas formas, de acordo com o material e a finalidade que se quer dar a ele.
São processos industriais, que precisam de muitas toneladas de matéria-prima para viabilizar economicamente máquinas, equipamentos e profissionais.
Transformação
Com os materiais prontos, é possível fabricar um novo produto, fechando o ciclo da reciclagem.
Então voltamos ao início
Como indivíduos, precisamos nos envolver na etapa que nos compete, que é a separação dos nossos resíduos para a coleta seletiva, procedimento fundamental para a obtenção de um produto reciclado tão bom quanto o original. Se fizermos a separação eficaz em casa, no nosso trabalho, em nossa comunidade, temos os seguintes benefícios:
– Uma quantidade menor de resíduos irá para aterros e lixões. Estes então terão seu tempo de vida aumentado;
– Resíduos descartados corretamente não contaminam o solo e as águas;
– Resíduos descartados corretamente ajudam na limpeza e higiene das cidades;
– A coleta seletiva adequada facilita o processo, barateando o custo dos reciclados;
– Reciclagem retarda a escassez de matérias-primas virgens;
– Reciclagem  economiza energia elétrica;
– Reciclagem proporciona geração de riqueza;
– Reciclagem propicia a geração de inúmeros empregos.
Ideias para fazer com os pequenos para reutilizar materiais que seriam descartados:

Monstrinhos da organização!:

Mesa de pebolim em caixa de sapato:

30 ideias para organizar as coisas das crianças | Macetes de Mãe:

Animais feitos com sucata - Muitos bichinhos com reciclagem brinquedos de sucata - Borboleta, elefante, cobra, jacaré, porco com sucata - ESPAÇO EDUCAR:

carimbos personalizados, carimbo personalizado

jogo-velha-reciclado:

Jogos pedagógicos feitos com reciclagem | Pra Gente Miúda:

Playhouses!! My daughter would totally dig this!  Would be cute to make stuff for the boys too...like a fire station!:

ideias-caixa-papelão-8

ideias-caixa-papelão-28

Para que desde pequenos eles aprendam a necessidade e a importância de reciclar!

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Experimentos para fazer com crianças!

Experimentos são sempre uma boa opção para entreter e surpreender crianças e até adultos. Confira um experimento bem divertido para fazer com os baixinhos:

Vulcão na garrafa

Coloque uma garrafa sobre uma forma ou uma travessa. Dentro da garrafa coloque meio copo de detergente, meio copo de vinagre, 5 gotas de corante alimentício e misture, por último coloque duas colheres de bicarbonato de sódio, agora observe o que irá acontecer.

Experimento infantil: pasta de dientes para elefantes

O vídeo a seguir do Manual do Mundo mostra como fazer da maneira que nós ensinamos e de outra bem divertida:

Como mostra no vídeo podemos soltar nossa criatividade e decorar nosso vulcão para que ele fique bem real!